Pages

Como tirar molde simples em gesso

Thursday, October 2, 2014
Agora, depois de oficialmente tirar o pó daqui, volto com a rotina. E eis que posto aqui um pequeno e singelo tutorial sobre como fazer moldes de gesso. Claro, os mais simples do mundo, porque é o que eu fiz até então. Mas aí vai!




 Materiais                                                                                                                

- gesso (obviamente)
- algum material para tirar o molde
- vaselina industrial (pode ser pastosa ou líquida, mas eu sempre compro pastosa)
- pincel velho
- uma bandeija/pote/caixa de papelão para servir como suporte
- argila (pode ser aquelas baratas de um real
mesmo)
- bastante jornal (pra não sujar tanto assim a mesa)




A peça que eu escolhi tirar molde é bem pequeninha, e como são várias pecinhas fragmentadas (uma bonequinha), eu farei em duas etapas, mostrando dois jeitos de fazer moldes. O certo e o errado.

Começaremos pelo certo.

1º passo                                                                                                                  
ARRUMANDO AS COISAS



(Esse primeiro passo é chatinho mesmo, mas depois só vai)

Eu optei por modelar o objeto a ser tirado o molde. Fiz bem simples, com massinha de modelar mesmo, com a certeza de que seria descartado assim que terminasse o processo.

Comece tapando TODOS os buracos (eu tapei com argila mesmo, mas dá pra ser com qualquer outro material, inclusive vaselina ou massinha)

Depois de todos os buracos tapados (como indica na figura à esquerda), é hora de começar a montar o molde. Pegue um pote, mas não igual ao meu, esses de margarina atrapalham um pouco. Quanto mais reto for o pote (ou quanto mais 90º) melhor.

Pegue argila. Agora, coloque a argila dentro do pote, formando uma "caminha" (uma camada mais ou menos fina de argila no fundo). E é importante que a argila esteja bem úmida, porque agora é a hora de colocar a metade do objeto dentro dessa argila, como mostra na figura do lado direito. Os buracos que fiz na argila servem para encaixar melhor o molde depois de pronto. E o jornal por debaixo da argila e nos cantos do pote servem para retirar com mais facilidade o gesso.


2º passo                                                                                                                   
PREPARANDO O GESSO











E a partir daqui as coisas facilitam.


Com o pincel velho, passe a vaselina por TODA a peça. Pois o gesso poderá grudar em qualquer lugar que não o tenha passado. 

Como preparar o gesso: 
- coloque uma quantia de água (essa eu vou no olho)
- pegue o saco de gesso, e coloque rapidamente, porém muito bem espalhado o gesso (é realmente importante não colocar muito gesso de uma vez só, muito menos colocar em um lugar só)
- quando começar a formar "montanhas" como mostra na foto superior direita, pare de mexer.
- aguarde entre um minuto e um minuto e meio sem fazer nada
- quando apitar no relógio que deu o tempo, sua mão se transformará em uma batedeira e você vai mexer freneticamente o gesso, cuidando para que não sobrem bolinhas de ar lá dentro
- quando ficar em ponto de "luvinha", como a foto inferior esquerda, é hora de jogar no molde



3º passo                                                                                                                   

O gesso sempre vai esquentar bastante antes de secar, então enquanto ele ainda estiver quente, é muito bom se ele não for tocado. 

Quando o gesso estiver mais ou menos seco, pode ser tirado do pote e tirada aquela camada de argila que antes ficava embaixo, porque agora será feita a outra parte do molde. Mas antes...


4º passo                                                                                                                   
UMA BREVE EXPLICAÇÃO SOBRE O MODO ERRADO


O modo errado é mais simples. E tem muitas, muitas chances de dar errado. Mas eu fiz e tirei foto, então vou mostrar.

Sabe o procedimento do segundo passo, de como fazer o gesso? Então, começaremos já por ele.
Faça o gesso, coloque no pote e fique do lado sem piscar o olho. Vá colocando o dedo de segundo em segundo, e verifique sua consistência. Quando você ver que ele já está nem muito mole, nem muito duro (é importante perceber o ponto certo para afundar as peças, pois se não irá perder o gesso), é hora de colocar as peças dentro, sempre cuidando para ficarem na metade dela.

Como minhas peças seriam descartadas logo após o molde e como é feito de um material que amolece fácil/dá pra tirar com facilidade, eu coloquei elas direto dentro do gesso, sem ao menos passar a vaselina. Agora, dependendo da peça, é importante passar.


5º passo                                                                                                                   

Depois de prontas as duas primeiras metades, é hora de preparar a segunda.

Passe vaselina no gesso (e nas peças também, claro). Faça novamente mais gesso e despeje em cima da primeira metade (claro, estando sempre dentro de um pote).

Na imagem da esquerda eles já estão com o gesso. Sabe aquilo que falei do pote? Observem o pote de margarina. Eu tive que fazer um enjambramento com jornal, para aumentar o pote, já que a primeira metade, quando colocada do lado inverso, era muito maior que o pote.

Depois de esperar secar bastante (e esse período de secagem seria interessante que fosse de até um dia), divida as metades e tire as peças de dentro.


6º passo                                                                                                                    


Admire seu molde.

Ou use-o. 

1 Comentários :

  1. GOSTEI MUITO, É DESTAS COISAS SIMPLES QUE A GENTE PRECISA PARA RESOLVER PROBLEMAS QUE QUEM, COMO EU, NÃO SABIA COMO FAZER.
    MUITO OBRIGADO.

    ReplyDelete

Não esqueçam de deixar a opinião de vocês, lerei tudo com o maior carinho do mundo ♥
Podem falar mal, criticar, dizer que ficou uma merda (e falar coisas boas também pode ser uma opção). Enfim, expresse sua opinião aqui e faça uma Ribacki feliz :)